ALERTA!

Ao continuar a navegar concorda com os Termos de Utilização e a Política de privacidade do sítio "Fablab do Cincork (www.fablab.cincork.com)".

Para qualquer questão adicional deverá contactar o Cincork através do email geral@cincork.com.

  telephoneTelefone: 227 471 200
  mail Email: fablab@cincork.com
Portuguese English French German Spanish

O principal cliente dos produtos do Cincork é a Indústria de Cortiça, a qual pelo seu peso em termos macroeconómicos representa um papel estratégico no desenvolvimento económico e social do País.

O atual contexto macroeconómico em que a Indústria se insere, caracteriza-se por profundos e constantes desafios, de que são exemplo, o acréscimo de concorrência ao nível de produtos substitutos, o aumento de exigência dos clientes, a sustentabilidade do montado de sobro e as alterações nos hábitos sócio culturais, tudo isto, conjugado com um cenário sócio – económico global de forte instabilidade.

Tais desafios induzem à adoção de atitudes pró ativas por parte dos agentes económicos ao nível da procura de um aumento de produtividade e competitividade das empresas, nos diferentes mercados de atuação.

Acresce que, para se obter ganhos de produtividade, os agentes económicos necessitam de um adequado processo de formulação estratégica e consequente implementação da mesma, o que exige reajustar estruturas, sistemas, workflows e competências.

Neste enquadramento, a formação profissional constitui uma importante alavanca para a competitividade empresarial da Indústria de Cortiça e para a região de Entre Douro e Vouga, assumindo-se o Cincork como o principal impulsionador do desenvolvimento de qualificações profissionais.

O Catálogo Nacional de Qualificações integra várias saídas profissionais da vertente tecnológica, que podem ser da maior importância e utilidade para o setor da cortiça, tendo em conta a dinâmica aposta na inovação tecnológica aplicada aos diferentes processos produtivos, às quais a existência do Fablab do Cincork poderá dar sustentação, permitindo o desenvolvimento curricular de diversas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) tecnológicas que compõem o respetivo referencial de formação.

Acresce o facto, deste Centro ter iniciado em 2015, uma ação do Curso de Especialização Tecnológica (CET) “Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica”, de nível 5, em parceria com a Escola Superior Design, Gestão e Tecnologias da Produção de Aveiro – Norte (ESAN) da Universidade de Aveiro, que aproveitará já as novas valências disponíveis.

Será também estratégico, o fomento de parcerias para o desenvolvimento de workshops nas mais variadas áreas, com a produção de protótipos preferencialmente em cortiça e o desenvolvimento com alguma regularidade, de formação no tema DIY – do it yourself, para a criação de novos públicos e desafios aos empreendedores na utilização do Fablab do Cincork.