ALERTA!

Ao continuar a navegar concorda com os Termos de Utilização e a Política de privacidade do sítio "Fablab do Cincork (www.fablab.cincork.com)".

Para qualquer questão adicional deverá contactar o Cincork através do email geral@cincork.com.

  telephoneTelefone: 227 471 200
  mail Email: fablab@cincork.com
Portuguese English French German Spanish

Decorreu no passado dia 26 de julho, a 5ª edição do Cincork Fashion, evento que encheu por completo o auditório do Cincork, onde a cortiça e a moda estiveram, mais uma vez, de mãos dadas.

O objetivo principal deste evento é a promoção e a divulgação da cortiça nas suas diferentes vertentes e produtos, o que faz do Cincork Fashion um projeto de elevado interesse pedagógico quer para a comunidade formativa do Cincork, quer para a população em geral.

Na edição deste ano, a produção do Cincork Fashion quis prestar a sua homenagem às gentes de Portugal e decidiu combinar a cortiça com alguns trajes tradicionais Portugueses.

O evento contou ainda com um desfile de acessórios de moda em cortiça (trabalhos da empresa CSCork), uma homenagem aos vice-campeões nacionais do Desafio Land Rover 4x4 in Schools 2019, bem como demonstrações de “Body Combat” e “Powerjump”. O Cincork Fashion 2019 teve a participação especial do grupo “Os Quartinetes” que presentearam o público com um reportório musical que combinou a harmonia e a melodia de quatro clarinetes com o ritmo da percussão.

Destaca-se a presença, neste evento, em representação da Vereadora do Pelouro de Educação, Desporto e Juventude da Câmara Municipal da Feira, de Rui Pais e do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Lamas, Lucídio Dias, entre formandos, ex-formandos, formadores, familiares e amigos.

Este envolvimento da comunidade com as atividades pedagógicas do Cincork faz parte dos valores e da cultura deste Centro, procurando que as mesmas fomentem, também nos formandos, um maior sentido de responsabilidade no desenvolvimento das suas potencialidades intelectuais, de cidadania e técnicas durante o seu processo formativo.

Santa Maria de Lamas, 29 de julho de 2019

Mais fotos em: Facebook.com/cincork

 

Video:

Decorrente da participação do Cincork no concurso/exposição “Tabela Periódica: para além dos 150 anos”, o trabalho elaborado pelos formandos do curso de Aprendizagem de Técnico/a de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica “Tabela Periódica em Cortiça” esteve entre os 9 nomeados para a final do concurso, tendo obtido uma Menção Honrosa com rasgados elogios por parte do júri.

A cerimónia de entrega dos prémios e menções honrosas decorreu no passado dia 26 de julho durante o XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Recordamos que de modo a assinalar o aniversário dos 150 anos da criação da estrutura da Tabela Periódica, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) Departamento de Engenharia Química e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) Departamento de Engenharia Química, convidaram toda a comunidade educativa a participar, tendo registado 43 inscrições.

Todos os trabalhos estarão em exposição entre os meses de setembro e dezembro de 2019.

Santa Maria de Lamas, 29 de julho de 2019

 

2º lugar

Decorreu no passado dia 11 de julho, no Museu do Automóvel em Vila Nova de Famalicão, a Final Nacional do Desafio Tecnológico Land Rover 4x4 in Schools 2019, na qual a equipa Cincork Team, em representação do Cincork e do CTCOR – Centro Tecnológico da Cortiça, obteve o segundo lugar absoluto, entre várias equipas presentes de diferentes escolas do país.

De modo a assinalar o aniversário dos 150 anos da criação da estrutura da Tabela Periódica, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) Departamento de Engenharia Química e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) Departamento de Engenharia Química, convidaram toda a comunidade educativa a participar no concurso/exposição “Tabela Periódica: para além dos 150 anos”. Este evento propõe estimular a criatividade artística aplicada ao conhecimento científico.

face7

Cerca de 70 alunos e professores de várias nacionalidades visitaram o Cincork e o seu Fablab no passado dia 28 de março, no âmbito do Projeto Erasmus+ “TOOLerance – Let´s use digital tools to talk about tolerance”.

Mais um projeto desenvolvido pelo Fablab do Cincork, desta feita para o Alentejo Saúde 2019.

Peças em cortiça aglomerada de 5 cms de espessura por 10 cms de altura e 10cms de comprimento.

Cincork Next obteve o 3º lugar e mais 3 prémios; Cincork Team obteve o 4º lugar.

 

Nos passados dias 17 e 18 de abril o Cincork recebeu a visita de cerca de 45 jovens estudantes e professores Universitários de Espanha e Suécia que procuram perceber um pouco mais sobre a cortiça, as suas propriedades e os seus produtos.

Mais um projeto de impressão 3D na galeria do Fablab do Cincork

Novas imagens adicionadas à galeria de projetos.

fab 1

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, visitou no passado dia 2 de novembro o Fablab do Cincork.

 

Ativo 2 01

A 3ª Edição do Cincork Fashion foi a primeira a ser realizada depois da inauguração do Fablab deste Centro em novembro de 2015.

1

Os prémios do Torneio de Ténis da Caminhada Solidária organizada pela APCOR no passado dia 15 de outubro, tiveram a chancela do Fablab do Cincork.

 

Ativo 2 01

Cerca de 100 professores do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe visitaram, no passado dia 2 de setembro, o Fablab do Cincork.

cork rover 4x4

O Fablab foi um dos principais patrocinadores da Equipa Cincork que venceu no passado dia 20 de Maio a Final Nacional do Land Rover 4x4 in Schools, em Vila Nova de Famalicão.

capa2

A convite do IEFP, o Cincork esteve presente na Qualifica 2016 (Mostra de Oferta Formativa na Exponor - Matosinhos) no dia 15 de Abril, no espaço do POCH - Programa Operacional Capital Humano, onde teve a oportunidade de apresentar o seu Fablab dentro de um conceito de boas práticas do processo de ensino aprendizagem.

biz 3

Decorreu no passado dia 31 de março, no Europarque em Santa Maria da Feira a celebração do 2º aniversário da plataforma da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, BIZFEIRA.

Sob a temática da importância dos materiais no design de produtos, irá decorrer no próximo dia 1 de março de 2016, no Auditório Eng. António Tavares do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos.

fr18

O FabLab do Cincork recebeu, no passado dia 21 de janeiro, de um grupo de 24 alunos oriundos da Maison Familiale Rurale de La Cerlangue, escola técnico profissional agrícola do Norte de França.

ss 2

Simão Silva, 17 anos, aluno do 12º ano de escolaridade do curso de Electrónica e Automação no Colégio Internato dos Carvalhos utilizou o Fablab do Cincork para impressão 3D de algumas peças do seu projeto final.

Star Wars

O FabLab do Cincork associa-se à estreia do último filme da saga "Star Wars" com a criação de peça em cortiça, gravada e cortada a laser na Mercury III.

O FabLab do Cincork recebeu, no passado dia 10 de dezembro, a visita dos Responsáveis do Young Mayor de Lewisham (Londres), integrada na eleição do Jovem Autarca, atividade promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

fab 1

Foi inaugurado, no passado dia 25 de novembro, o Fablab do Cincork, em cerimónia que contou com a presença dos autarcas Emídio Sousa (Câmara Municipal de Santa Maria da Feira) e Hugo Hilário (Câmara Municipal de Ponte de Sor).

 Conferência "Uma fábrica de ideias" com:

  • Salete Peixinho (Cortiça / Design / FabLab);
  • Paulo Bessa (Empreendedorismo / FabLab);
  • Martinho Oliveira (Tecnologias / Produtos / 3D / FabLab).